Pular para o conteúdo principal

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

 

(Imagens: Divulgação)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta segunda-feira (19) o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, se aceita, Bolsonaro se tornará réu, passando a responder a um processo penal.

Além do ex-presidente, outros nomes foram denunciados, entre eles o ex-ministro da Defesa e ex-vice na chapa de Bolsonaro, general Braga Netto, e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Acusações contra Bolsonaro

A denúncia assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, aponta que Bolsonaro adotou um tom de ruptura com a democracia desde 2021, intensificando discursos contra o sistema eleitoral e decisões do Judiciário.

“Para melhor compreensão dos fatos narrados, convém recordar que, a partir de 2021, o Presidente da República adotou crescente tom de ruptura com a normalidade institucional em seus repetidos pronunciamentos públicos, nos quais expressava descontentamento com decisões de tribunais superiores e com o sistema eleitoral eletrônico em vigor”, afirma a PGR.

O documento também destaca que essa postura se intensificou após a elegibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022, quando as condenações contra o atual presidente foram anuladas.

O STF analisará a denúncia e decidirá se a transforma em ação penal. Caso isso ocorra, Bolsonaro e os demais denunciados passarão a ser réus e responderão formalmente pelos crimes apontados pela PGR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Odon Júnior surge como nome forte do PT para deputado federal em 2026

  (Imagem: Divulgação) O ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), tem se consolidado como um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores para a disputa de uma vaga para Câmara Federal em 2026. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a gestão pública, o diálogo com a população e uma atuação destacada no Seridó potiguar, Odon vem ganhando força dentro e fora do partido como uma candidatura competitiva e representativa. Durante seus dois mandatos como prefeito de Currais Novos, Odon implementou políticas públicas voltadas para a saúde, educação, assistência social, cultura e valorização do funcionalismo público. Sua gestão foi reconhecida pelo equilíbrio fiscal, pela transparência e por uma relação próxima com os movimentos sociais e sindicais. Em 2020, foi reeleito com ampla aprovação popular, e mesmo após deixar o cargo, mantém forte presença política na região. Odon tem se articulado com lideranças do PT em todo o estado e defendido abertamente que a legenda te...

Após 1ª votação do conclave, fumaça preta aparece na chaminé da Capela Sistina

  (Imagem: Divulgação/Vaticano) Após a primeira votação do conclave realizada nesta terça-feira (7), uma fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum dos cardeais reunidos no Vaticano alcançou os dois terços necessários para eleger o novo papa. O conclave foi convocado após a morte do Papa Francisco, ocorrida em abril deste ano, encerrando um pontificado marcado por reformas e pelo compromisso com os mais pobres. Como é tradicional, a primeira votação serve mais para medir o apoio aos possíveis candidatos do que para decidir o nome do pontífice, o que torna comuns os sinais de fumaça preta nas primeiras sessões. Com 133 cardeais eleitores reunidos sob rígido sigilo, o processo segue nos próximos dias com até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde. Milhares de fiéis acompanham com expectativa e oração na Praça de São Pedro, atentos a cada sinal da chaminé. A fumaça branca, que anunciará a eleição do novo papa, pode surgir a qualquer momento,...

Legislativo municipal promove palestra sobre combate ao assédio no ambiente de trabalho

  (Imagem: Luiz Thé) Buscando reforçar a importância de interações profissionais mais seguras, éticas e respeitosas, o vereador Michael Borges propôs a realização de uma palestra com o tema "Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho". O evento, ministrado pela promotora de Justiça e professora de Direito da UFRN, Érica Canuto, aconteceu nesta quinta-feira, 15, Plenário Dr. Mário Medeiros, na Câmara Municipal de Parnamirim. A promotora apresentou ao público exemplos de comportamentos que configuram assédio moral e/ou sexual, ressaltando a importância de um ambiente de trabalho bem estruturado e seguro, onde as vítimas se sintam acolhidas e encorajadas a relatar os casos vivenciados. Além disso, destacou a importância da aplicação de penalidades adequadas às pessoas que adotam tais condutas de assédio. Na ocasião, quatro pessoas presentes na plateia do plenário compartilharam experiências de assédio vivenciadas em seus respectivos ambientes de trabalho no município. Durant...