Pular para o conteúdo principal

Governo assina contratos para construção de 698 moradias no RN

 

Para 2025 estão previstas 10 mil unidades habitacionais no estado dentro do Programa Minha Casa Minha Vida
(Imagem: Carmem Felix)


O Governo do Estado assinala mais um passo rumo ao direito à moradia para a população potiguar, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte e o sonho de aquisição da casa própria.

Em parceria com municípios e entidades sociais vinculadas à habitação de interesse social, a governadora Fátima Bezerra realizou, nesta sexta-feira (14), a assinatura de contratos do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), destinados a construção de unidades habitacionais em sete municípios potiguares. A solenidade ocorreu no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), em Natal.

Além da governadora, a solenidade contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, autoridades municipais e entidades do setor habitacional. A ação reafirma o compromisso do governo estadual com a ampliação do acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.

“Estamos celebrando aqui uma grande conquista, um dos direitos mais sagrados que o ser humano deve ter: o direito à moradia. Uma conquista obtida ao lado da Caixa Econômica, das prefeituras e das entidades que representam os movimentos sociais.  E tal sonho só está sendo possível porque nunca arredamos o pé da luta, pois fizemos a escolha certa, sempre do lado certo da história, defendendo a democracia”, festejou a governadora Fátima Bezerra.

Foram formalizados contratos para a construção de 698 unidades habitacionais, distribuídas em sete municípios do estado, beneficiando cerca de 2.792 pessoas com investimento de R$ 107,6 mi financiados pelo Governo Federal.

Os municípios contemplados são: Natal – 384 unidades habitacionais; Felipe Guerra – 50 unidades habitacionais; Florânia – 48 unidades habitacionais; Pau dos Ferros – 50 unidades habitacionais; Tibau – 47 unidades habitacionais; Água Nova – 50 unidades habitacionais; e Umarizal – 20 unidades habitacionais.

No interior, as áreas para construção foram destinadas pelos próprios municípios, enquanto em Natal as unidades serão destinadas ao Movimento de Lutas por Moradia Popular (MLB), em área cedida pelo Governo do Estado.

Impacto social 

O Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), pretende expandir o programa Minha Casa Minha Vida para todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, alcançando cidades ainda não contempladas. No âmbito do PAC-3, estão previstos investimentos de R$ 2,1 bilhões na área habitacional, com a meta de construir 10 mil unidades em 111 municípios do estado.

Os investimentos impulsionarão o setor da construção civil gerando emprego e renda no estado. Além de atender às famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa contribui para a redução do déficit habitacional do Rio Grande do Norte, atualmente estimado em 147 mil moradias.

A iniciativa fortalece a política habitacional do estado, garantindo moradias subsidiadas para famílias organizadas por meio de entidades sem fins lucrativos, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Os contratos são firmados entre o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e entidades do setor habitacional.

Minha Casa Minha Vida

Desde sua criação, em 2009, o programa Minha Casa Minha Vida já entregou mais de 6 milhões de moradias em todo o Brasil. A meta do Governo Federal é contratar mais 2 milhões de unidades até 2026, garantindo moradia digna para milhões de brasileiros.

As condições de financiamento foram ampliadas, com subsídios e taxas de juros reduzidas para famílias de baixa renda. Além disso, novas exigências asseguram qualidade nas construções, como ampliação da área mínima das unidades, criação de varandas e inclusão de equipamentos comunitários.

A solenidade contou com a presença da secretária de Planejamento Virgínia Ferreira, do Secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; da secretária de Ação Social, Iris Oliveira, do secretário de Segurança, Francisco Araújo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato; do secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o superintendente da CEF, Tiago Pereira; os deputados estaduais Francisco do PT e Hermano Morais; o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, o prefeito de Florânia, Galo; o prefeito de Água Nova, Netinho; das vereadoras Thabatta Pimenta e Samanda Alves, a vice-prefeita de Pau dos Ferros, Lara Albuquerque; além de representantes dos municípios de Felipe Guerra e Tibau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Odon Júnior surge como nome forte do PT para deputado federal em 2026

  (Imagem: Divulgação) O ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), tem se consolidado como um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores para a disputa de uma vaga para Câmara Federal em 2026. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a gestão pública, o diálogo com a população e uma atuação destacada no Seridó potiguar, Odon vem ganhando força dentro e fora do partido como uma candidatura competitiva e representativa. Durante seus dois mandatos como prefeito de Currais Novos, Odon implementou políticas públicas voltadas para a saúde, educação, assistência social, cultura e valorização do funcionalismo público. Sua gestão foi reconhecida pelo equilíbrio fiscal, pela transparência e por uma relação próxima com os movimentos sociais e sindicais. Em 2020, foi reeleito com ampla aprovação popular, e mesmo após deixar o cargo, mantém forte presença política na região. Odon tem se articulado com lideranças do PT em todo o estado e defendido abertamente que a legenda te...

Após 1ª votação do conclave, fumaça preta aparece na chaminé da Capela Sistina

  (Imagem: Divulgação/Vaticano) Após a primeira votação do conclave realizada nesta terça-feira (7), uma fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum dos cardeais reunidos no Vaticano alcançou os dois terços necessários para eleger o novo papa. O conclave foi convocado após a morte do Papa Francisco, ocorrida em abril deste ano, encerrando um pontificado marcado por reformas e pelo compromisso com os mais pobres. Como é tradicional, a primeira votação serve mais para medir o apoio aos possíveis candidatos do que para decidir o nome do pontífice, o que torna comuns os sinais de fumaça preta nas primeiras sessões. Com 133 cardeais eleitores reunidos sob rígido sigilo, o processo segue nos próximos dias com até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde. Milhares de fiéis acompanham com expectativa e oração na Praça de São Pedro, atentos a cada sinal da chaminé. A fumaça branca, que anunciará a eleição do novo papa, pode surgir a qualquer momento,...

Legislativo municipal promove palestra sobre combate ao assédio no ambiente de trabalho

  (Imagem: Luiz Thé) Buscando reforçar a importância de interações profissionais mais seguras, éticas e respeitosas, o vereador Michael Borges propôs a realização de uma palestra com o tema "Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho". O evento, ministrado pela promotora de Justiça e professora de Direito da UFRN, Érica Canuto, aconteceu nesta quinta-feira, 15, Plenário Dr. Mário Medeiros, na Câmara Municipal de Parnamirim. A promotora apresentou ao público exemplos de comportamentos que configuram assédio moral e/ou sexual, ressaltando a importância de um ambiente de trabalho bem estruturado e seguro, onde as vítimas se sintam acolhidas e encorajadas a relatar os casos vivenciados. Além disso, destacou a importância da aplicação de penalidades adequadas às pessoas que adotam tais condutas de assédio. Na ocasião, quatro pessoas presentes na plateia do plenário compartilharam experiências de assédio vivenciadas em seus respectivos ambientes de trabalho no município. Durant...